COMUNICADO URGENTE (Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem)

Foi concedida Medida Liminar de Urgência pelo TRT da 2ª Região, no processo nº 1000819-40.2020.5.02.0000, determinando:

• Que os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo que trabalham nas Organizações Sociais pertencentes à categoria patronal do Sindicato das Instituições Beneficentes, Filantrópicas e Religiosas no Estado de São Paulo – SINBFIR, que se enquadram no chamado “Grupo de Risco”, , conforme o Decreto nº 64.864/2020, permanecendo em “quarentena”, podendo, na medida do possível, prestar serviços à distância, em suas residências, enquanto perdurar o período crítico de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus;

• Sejam fornecidos a TODOS OS TRABALHADORES representados pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo nas Organizações Sociais pertencentes à categoria patronal do Sindicato das Instituições Beneficentes, Filantrópicas e Religiosas no Estado de São Paulo – SINBFIR, EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIS da área de Saúde, observando a quantidade suficiente e necessária, conforme indicado na Nota Técnica Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA; quais sejam:

- ÁLCOOL GEL, para higiene das mãos como prevenção do novo coronavírus;

- GORRO;

- ÓCULOS DE PROTEÇÃO ou PROTETOR FACIAL;

- MÁSCARA CIRÚRGICA (máscara N95, FFP2, ou equivalente, ao realizar procedimentos geradores de aerossóis como por exemplo intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias);

- AVENTAL;

- LUVAS DE PROCEDIMENTO.

Deverão ser efetuadas as trocas constantes dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s entregues aos trabalhadores, observando-se que a durabilidade de uso da máscaras, para proteção ao novo coronavírus é de até 02 (duas) horas.

Em decorrência da concessão de Medida Liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região – São Paulo, acima indicada, existe a obrigatoriedade de cumprimento por parte das Instituições Beneficentes, Filantrópicas e Religiosas, das medidas indicadas nos itens “a” e “b”, sob pena de serem responsabilizadas futuramente por eventual dano aos trabalhadores.

Atenciosamente,

Sindicato das Instituições Beneficentes, Filantrópicas e Religiosas do Estado de São Paulo – SINBFIR

- Presidente -